POR DETRÁS DO VÉU
Por detrás do véu, foi um termo que considerei propício para explicar como foi, criar/gerar, o Tarô A Jornada do Ser. Olhar o Tarô pronto é apenas a ponta do iceberg, pois em seu desenvolvimento foi necessário muito estudo, prática, experiência e revisões da base daquilo que se acredita ser o Tarô. Foi e é um processo de revisão dos próprios conhecimentos e principalmente do significado que o Tarô possui em minha vida.
Eu, Marcelo Menezes, acredito que o ato de desenvolver um Tarô seja o reflexo de toda a bagagem do tarólogo imbuído de um propósito.
Essa bagagem irá refletir não apenas seu conhecimento a respeito do Tarô como também suas experiências de vida. A soma desses componentes é que irá trazer um diferencial que possa somar ao Universo do Tarô e o propósito tornar a obra muito maior que seu autor. Espero ter feito jus a esse ideal.
Idealizador
Marcelo Costa Menezes nasceu em São Paulo, em 1976. Seu primeiro contato com o universo esotérico foi com sua Tia Maria Clélia a qual lhe apresentou a numerologia e conceitos de astrologia, isso por volta da década de 80, desde lá seu interesse só aumentou e procurou sempre por mais informações.
Sua lembrança mais forte de primeiro contato com o Tarô, é o de ver a capa da caixa estampada com o Arcano A Lua do Tarô Encantado, de Amy Zerner e Monte Farber, esse encontro foi o suficiente para se conectar e querer ter aquele conjunto de cartas, isso em 1999.
Desde lá, estudou Tarô com diversos professores, entre eles: Kelma Mazziero, Nei Naiff, Robert Place, Marcelo Bueno, Giancarlo Schmidt, entre outros.
Participou de grupos de estudos na Hera Mágica onde pode entrar em contato com a Mitologia Celta através do conteúdo de Claudio Crow e Patrícia Fox. Que abriu as portas para conhecer pessoalmente Emma Restall Orr e John Matthews. Fez curso de Astrologia na Regulus, Numerologia na Abran, Radiestesia, Petit Lenormand, Reiki, facilitador do Jogo da Oca, Barra de Access, Simetria Aurea entre outros.
Um outro Mundo em Paralelo
Por mais de 25 anos sua principal atividade foi direcionada a metalurgia e automobilística, a qual trabalhou em grandes empresas como Philips, Timken, IVM, MSX e por último na General Motors na área avançada de desenvolvimento automobilístico. Estudou Engenharia Mecatrônica e possui formação como Coach pelo IBC.
Desde 2017, trabalha por conta própria como Coach na Área de Desenvolvimento Pessoal e como Tarólogo dando Aulas, Atendimentos e Workshops. É o idealizador e autor do Tarô A Jornada do Ser e o responsável pelo site tarovirtual.com a qual existe desde 2002.
Inspirações
As inspirações que tornaram possível o desenvolvimento do Tarô A Jornada do Ser é em sua grande maioria, paixões que Marcelo Menezes, foi acumulando com o que foi vivenciando e a experiência de vida.
As fontes são e foram as mais diversas, partindo da mitologia que sempre foi uma grande paixão, pois através dela enxergou outras culturas e formas de pensar. E graças a essa paixão, surgiu a vontade de conhecer outros países e a se dedicar mais para aprender o inglês.
Um outro ponto muito importante é sobre a própria árvore genealógica, que inclui índios e negros. Algo que se fez presente na decisão das representações dos Arcanos e a escolha das etnias.
Muitos foram os filmes, séries, animes, músicas, livros, jogos que instigaram sua curiosidade, sendo essa uma característica que acredito ser essencial para todo buscador.
Máscara e Essência
Para Marcelo Menezes, a essência do Tarô é de uma estrutura simbólica. Hoje não temos o nome de um responsável pela criação do Tarô, porém acredita que o Tarô nasceu da soma de ideias e conceitos que transcendem um único momento da história e ganhou maturidade ao longo dos séculos até tomar a forma que conhecemos hoje.
O Tarô tem a capacidade de carregar na sua simbologia, informações suficientes para nos servir de guia em nosso mundo interior e na teia da sincronicidade de nossas escolhas e, com elas, as suas consequências.
Seu contexto de imagens arquetípicas se mostra único, em permitir múltiplas correlações com outros conhecimentos. E o mais importante é ter o discernir de distinguir máscara de essência. O Tarô é auto explicativo para todos que se debruçam em sua simbologia, a ponto de chegar a deduzir conceitos que outros conhecimentos abordam.
Aprenda a simbologia dos Tarôs Clássicos para saber compreender a origem de todos os demais.
Criar ou Gerar
Para Marcelo Menezes, criar um Tarô não é o termo mais correto a ser utilizado, pois o Tarô já existe como estrutura em ideia e conceito. O que podemos fazer é cocriar em um processo de gestação, onde será comparável a um processo alquímico que irá depurar o conteúdo do tarólogo em relação ao Tarô e não o contrário.
Esse processo de cocriar com o Tarô é um processo de transmutação do tarólogo a qual será um meio, um instrumento para a manifestação de um novo Tarô.
Esse processo exige humildade.
Financiamento Coletivo
Todos que iniciam seus estudos com o Tarô, em algum momento irão imaginar a possibilidade de desenvolver o seu próprio Tarô. No meu caso, foram 17 anos de estudo e prática para que isso pudesse ocorrer e sair do mundo das ideias.
Eu, Marcelo Menezes como idealizador e tarólogo em parceria com o ilustrador Fernando Picheli, foram mais de 2 anos e meio focado nesse projeto.
O Tarô A Jornada do Ser é um filho e um Sonho que se tornou realidade através de um Financiamento Coletivo no site Catarse. É um projeto independente que contou com muitas pessoas que compraram essa ideia e fizeram dele uma realidade.
O Tarô A Jornada do Ser vem para nos lembrar que o que fazemos hoje não é tão diferente do que foi feito no passado, apenas possui uma maneira distinta, um outro ponto de vista sobre assuntos tão antigos quanto a própria humanidade.
“Adentrar o Universo do Tarô é abrir a mente para uma visão mais ampla da própria vida.” Marcelo Menezes
Aprenda a Interpretar a Simbologia do Tarô
Na nossa plataforma de estudos, Liceu Tarô Virtual, você irá encontrar cursos para iniciantes e para quem deseja aprimorar seus conhecimentos sobre a simbologia e interpretação do Tarô.