ARCANOS MAIORES
A Simbologia contida nos Arcanos, são chaves para portas para um mundo oculto para uma grande maioria. Para aquele que se predispõe ao seu estudo, como o tarólogo, navega e traduz conforme a profundidade de conhecimento e conexão que possui com essas imagens arquetípicas. Tanto quanto um Xamã que mergulha no inconsciente coletivo, atravessa o véu que separa o mundo material do espiritual, consciente do inconsciente, o tarólogo procura se entregar a esse outro prisma de percepção da vida.
Estrutura
Os Arcanos Maiores do Tarô A Jornada do Ser navegam por diversas culturas procurando trazer novos insights, reflexões e inspirações, com o cuidado de respeitar sua base, que é a dos Tarôs Clássicos. Traz em seus Arcanos uma rica simbologia com a intenção de instigar a vontade de conhecer mais sobre o Tarô, enxergar como outras culturas podem auxiliar em seu entendimento, se sentir representado, poder se identificar com algum Arcano e dele gerar novas buscas por conhecimento, pois somos a soma de todas as civilizações do passado.
O Tarô possui a característica de fluir e Ser correlacionado com os mais diversos conhecimentos da humanidade. Através dele, portas são abertas.
“A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original“. Albert Einstein
Os 22 Arcanos Maiores são:
- S/N - O Louco
- I - O Mago
- II - A Sacerdotisa
- III - A Imperatriz
- IV - O Imperador
- V - O Pontífice
- VI - Os Enamorados
- VII - O Carro
- VIII - A Justiça
- IX - O Eremita
- X - A Roda da Fortuna
- XI - A Força
- XII - O Pendurado
- XIII - A Morte
- XIV - A Temperança
- XV - O Diabo
- XVI - A Torre
- XVII - A Estrela
- XVIII - A Lua
- XIX - O Sol
- XX - O Julgamento
- XXI - O Mundo
A Jornada do Louco
A Jornada do Louco é também a Jornada da Humanidade como um todo. De uma maneira parecida com o conceito do monomito de Joseph Campbell, o Tarô, que também é conhecido como um Livro de Páginas Soltas, nos leva a um contexto simbólico de uma jornada cíclica rica em desafios e superações.
Ler esse Livro de Páginas Soltas, nos faz entrar nessa história onde o protagonista é O Louco e que ao avançar de Arcano em Arcano, estará surpreendentemente contando a nossa própria história. Muito mais do que meras figuras, um conjunto de imagens arquetípicas que através da simbologia, que são chaves, abrirão portas.
Conhecer A Jornada do Louco é a oportunidade de aprender mais sobre si mesmo, a humanidade e a vida.
Geometria Sagrada
Um elemento sútil, porém muito importante, que se faz presente no Tarô A Jornada do Ser é a referência a Geometria Sagrada. A geometria surgindo como resposta a evolução do entendimento das formas, tamanhos e distancias de toda as coisas ao nosso redor e a adição do sagrado quando inicia uma correlação com aspectos mais elevados na busca de explicar a vida e a existência. A Geometria Sagrada sempre esteve presente no Tarô, de maneiras distintas.
Como parte da inspiração do Tarô A Jornada do Ser, a Flor da Vida se faz presente em seus Arcanos, desde uma vesica piscis, até aos sólidos platônicos.
A Geometria Sagrada pode nos ajudar no entendimento dos Planos de Manifestação, a compreender melhor os naipes e a sua correspondência com os elementos. Tudo baseado em um contexto simbólico.
Nas imagens acima nós temos uma Tríade de Aspectos:
- A primeira mais próxima de um contexto arquetípico, como base os sólidos platônicos.
- A segunda mais próxima de um contexto simbólico, os símbolos dos naipes.
- A terceira mais próxima de um contexto histórico, objetos históricos.
Uma das maneiras de entender a estrutura do Tarô e perceber como ela conversa com a realidade ao nosso redor.
Aprenda a Interpretar a Simbologia do Tarô
Na nossa plataforma de estudos, Liceu Tarô Virtual, você irá encontrar cursos para iniciantes e para quem deseja aprimorar seus conhecimentos sobre a simbologia e interpretação do Tarô.